Plataforma Freire

A Plataforma Freire é um sistema do MEC, o Ministério da Educação. A Plataforma Freire se assemelha também com a Plataforma Lattes.

Se caracteriza por uma base de dados que serve para cadastrar professores e facilitar a qualificação desses professores em âmbito nacional.

plataforma freire

Para viabilizar a Plataforma, o Ministério da Educação fez parcerias com várias instituições de ensino superior.

A Plataforma Freire no Brasil

plataforma Freire foi criada para facilitar e centralizar o cadastro dos professores brasileiros.

Esse sistema veio para auxiliar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é fruto de um estudo começado em 2007. Visando proporcionar uma melhor qualificação dos professores, o programa é um sucesso até agora.

A idéia do plano é adequar o ensino de todas as cidades brasileiras à LDB, Lei de Diretrizes e Base.

Para isso foi montado esse sistema complexo que fornece cursos de ensino superior para formação dos professores. Isso só se torna viável com a contribuição e parceria de mais de 70 instituições públicas de ensino superior em todo país.

Ministério da Educação no Brasil

Ministério da Educação brasileiro é também conhecido como MEC. Foi criado em 1930 por Getúlio Vargas, na sua primeira passagem pela presidência do Brasil.

Inicialmente o MEC era conjugado ao Ministério da Saúde e se chamava Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública.

Após várias mudanças, o MEC é hoje um grande ministério com funções importantes para o país.

O Ministério da Educação é hoje responsável pela política da educação como um todo.

Responsável pelo ENEM, o MEC faz um excelente trabalho ao unificar grande parte dos vestibulares do país e assim prover oportunidades iguais para todos brasileiros.

O PROUNI, Programa Universidade para Todos, também tem grande destaque desde o ano da sua criação em 2004.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi, antes de tudo, um grande brasileiro. Muito ligado com a educação do povo, Paulo Freire tem seu lugar garantido entre os grandes educadores da história do mundo.

Paulo Freire nasceu na cidade de Recife em 1921. De uma família com poderes aquisitivos razoáveis, Paulo viveu algumas dificuldades com a grande depressão da quebra do Bolsa em 1929.

O fato de passar dificuldades na infância, pode ter influenciado toda sua carreira futura. Paulo se preocuparia com os pobres, a população menos favorecida durante toda sua vida.

Um feito que ficou famoso durante a vida do educador, foi alfabetizar 300 alunos adultos numa experiência no estado de Rio Grande do Norte. Detalhe que toda alfabetização aconteceu em apenas 45 dias.

Paulo Freire possui inúmeras passagens importantes na vida. Uma delas foi em 1964 durante o Golpe militar no Brasil. Em plena vida adulta, com 43 anos, Paulo é obrigado a partir para o exílio. Durante o exílio, escreve livros importantes para a pedagogia mundial.

Com passagens importantes por Harvard nos Estados Unidos da América e pelo Conselho Mundial das Igrejas na Suíça, Paulo se torna conhecido mundialmente por inúmeras iniciativas no campo da educação nos continentes africano, asiático, europeu e americano.

Plataforma Freire não podia ter prestado melhor homenagem com o nome desse grande ser humano.

Inscrição na Plataforma Freire

A inscrição na Plataforma Freire é feita anualmente através do site do MEC: http://freire.mec.gov.br/index/principal/

A inscrição é feita para formação do professor da rede pública.

Os requisitos para inscrição na Plataforma Freire é não ter concluído a sua licenciatura ou estar atualmente ministrando aulas em disciplina diferente da sua formação.

Com 330.000 mil vagas até 2011, a Plataforma Freire já é um sucesso no Brasil. Um dos grandes trunfos é capacitar gratuitamente o professor, com cursos presenciais ou EAD (ensino à distância).

As informações seguintes a inscrição serão feitas pelas secretarias estaduais e municipais de educação.

Comente abaixo.

Você já participou da Plataforma Freire?