Pesquisadores da Plataforma Lattes e a inovação

O CNPQ (Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) colocará em prática, até o final do ano, modificações no sistema da Plataforma Lattes.

inovação plataforma lattes

Essas modificações visam beneficiar pesquisadores que de algum forma estejam ligados com projetos de inovação.

Por projetos, o CNPQ considera tanto produtos inovadores, procedimentos, métodos e ainda serviços inventados ou descobertos por cientistas e pesquisadores brasileiros.

O banco de dados da Plataforma Lattes é um dos maiores do mundo no ramo de pesquisa e é bastante elogiado no mundo inteiro.

A Plataforma Lattes passa por extensas modificações centradas justamente no incentivo à inovação.

Atualmente, Glaucius Oliveira, presidente do CNPQ, conta que um dos principais fatores para avaliação dos pesquisadores e cientistas são as publicações.

As publicações devem ser divulgadas em revistas do nicho das pesquisas e ainda serem bem conceituadas.

Há ainda uma preocupação sobre a educação superior brasileira. Cerca de 80% dos doutores formados anualmente vão trabalhar no setor de ensino e educação.

As empresas não têm grandes incentivos para manter pesquisadores caros em suas dependências trabalhando com P & D (Pesquisa e Desenvolvimento)

A intenção do governo é cruzar dados das empresas com pesquisadores da Plataforma Lattes, garantindo assim dados muito corretos sobre as pesquisas.